O café da manhã para um dia de resultados com propósito
Marcos Custódio
5/14/20243 min read


Tomar o café da manhã no alto de uma montanha pode ser uma das experiências mais únicas e inesquecíveis que existem. Para desfrutar dessa conquista, entretanto, ainda no acampamento base, um montanhista experiente sabe da importância de estar preparado fisicamente, organizar sua mochila, conferir seus equipamentos de apoio e traçar um plano de ataque coordenado com seus companheiros.
O sucesso na conquista do topo da montanha, tal como o sucesso em qualquer área da vida, requer dedicação ao trabalho a ser feito e uma cuidadosa preparação.
Assim como uma jornada de montanhismo, construir e manter relacionamentos saudáveis, funcionais e duradouros, tanto no âmbito pessoal como o profissional, não é sobre apenas chegar a um ponto assinalado no mapa, mas é um progressão repleta de estágios:
1) Tudo começa com as trilhas das conversas fáceis;
2) Depois surgem as subidas desafiadoras das decisões a tomar;
3) De repente aparecem as bifurcações das discordâncias e das escolhas a fazer;
4) E quando tudo indica que o topo está próximo, você e seus companheiros são surpreendidos por um paredão que os obriga a descansar, colocar a mochila no chão, acalmar os ânimos e conversar sobre as rotas alternativas.
Nos relacionamentos, você precisa aproveitar a companhia um do outro, crescendo como indivíduos enquanto avança até o topo para desfrutar da vista, ou se preferir, dos resultados. Lembre-se: você não apenas sobe ao topo da montanha, você cresce e evolui enquanto avança até lá.
As habilidades interpessoais e comportamentais são fundamentais para nos aproximar de nosso pleno potencial e acessar os resultados que desejamos. Mesmo em um mundo cada vez mais hiperconectado, pessoas desejam fazer negócios com pessoas e não necessariamente com ideias, aplicativos ou empresas. Empresas e líderes de alta performance estão atentos a esse contexto.
O aprimoramento dos processos de “Comunicação e Feedback” oferece a oportunidade de desenvolver competências comportamentais essenciais na liderança como, por exemplo, fazer conexões, exercer influência e conquistar a confiança de outras pessoas. Afinal, tratam-se de qualidades indispensáveis que devem fazer parte da nossa jornada de crescimento profissional. É através dos processos de comunicação e feedback que construímos pontes de colaboração, compartilhamos ideias e conhecimentos, e fortalecemos laços de integridade e parcerias estratégicas.
Da mesma forma que um montanhista precisa comunicar-se claramente com seus companheiros para garantir a segurança e o sucesso da expedição, também precisamos desenvolver habilidades de comunicação assertiva para expressarmos nossas ideias com clareza, concisão e empatia, adaptando nossa linguagem ao público e à situação.
No entanto, a comunicação não se resume apenas à expressão oral, a capacidade de falar. Ela também se manifesta através da escuta ativa, da linguagem corporal e da nossa capacidade de interpretar sinais não verbais. Precisamos desenvolver a capacidade de ouvir com atenção, escutar sem se ocupar em criar respostas, e identificar as necessidades e expectativas das pessoas com quem interagimos. É através da escuta ativa que construímos empatia, fortalecemos a confiança e criamos um ambiente propício para o diálogo construtivo.
Na trilha que conduz ao topo da montanha de nossas metas, o feedback torna-se a bússola que nos alinha em direção ao caminho a seguir. Assim como um montanhista experiente fornece feedback ao montanhista novato sobre sua performance, técnicas e estratégias, o feedback construtivo nos ajuda a identificar nossos pontos fortes e fracos, aprimorar nossas habilidades e tomar decisões mais assertivas.
Mas nem todo feedback é criado igual. Um feedback eficaz é aquele que é fornecido de forma respeitosa, específica, oportuna e direcionada para o desenvolvimento. É como um mapa detalhado que nos guia por entre os desafios e nos ajuda a alcançar o próximo patamar.
Para oferecer um feedback eficaz, precisamos desenvolver a capacidade de observar com atenção, identificar comportamentos específicos e formular críticas construtivas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da outra pessoa. Um processo de feedback não se trata de julgar ou criticar, mas sim de oferecer ferramentas e insights para que a pessoa possa se aprimorar e alcançar suas metas.
Ao investirmos tempo e cuidado com nossas práticas de comunicação e feedback, estamos investindo em nosso próprio desenvolvimento, na qualidade dos nossos relacionamentos e no sucesso da nossa trajetória profissional.
É como preparar um café da manhã nutritivo e saboroso que nos fornece a energia e a motivação necessárias para conquistarmos o topo das nossas metas e avistarmos resultados extraordinários.
--------------------
Marcos Custódio, Mentor Executivo, Consultor de Empresas e Palestrante com atuação nas áreas de Estratégia, Gestão e Liderança.
Prepara executivos, gestores e empreendedores a alcançarem resultados extraordinários sem abrir mão dos seus propósitos.
© 2024 Marcos Custódio. CNPJ 36.099.328/0001-54 - Todos os direitos reservados.
CONTATO


mentoriacomcustodio@gmail.com
Av. República Argentina, 183
Água Verde - CEP 80240-010
Curitiba - PR



