Resultados Extraordinários: 5 lições de liderança a caminho de Machu Picchu
LIDERANÇARESULTADOSPROPOSITOESTRATEGIAGESTAOEMPREENDEDORISMO
Marcos Custódio
9/28/20235 min read


Você já percebeu que a rotina acelerada do cotidiano, a agenda de compromissos e as preocupações com família, trabalho e dinheiro, por vezes, nos tiram do controle de nossas vidas e sem perceber viramos passageiros de nós mesmos? Pare e pense. Fazemos várias coisas e já nem notamos o que nos enche de realização pessoal. Esquecemos de nossos objetivos, prioridades e chegamos até a duvidar do nosso potencial. Há alguns meses me vi preso nesse círculo vicioso e não por acaso, decidi resgatar um sonho de juventude embarcando em uma jornada sabática diferente de tudo o que já havia experimentado: uma expedição de trekking (caminhada de longa distância) pelas majestosas montanhas peruanas. O destino final era Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas.
O que eu não imaginava era que essa aventura se transformaria em uma metáfora inspiradora para ilustrar 5 lições que promovem Resultados Extraordinários. Do fundo do coração, eu espero que você seja inspirado e, a exemplo das montanhas e vales peruanos que percorri, busque aprender e perceber sobre como os altos e baixos da vida nos levam a acessar resultados surpreendentes.
Vamos conhecer as 5 lições?
Lição 1 - Planejamento
A jornada pelas montanhas e vales peruanos é uma aula especial em 3D sobre estratégia e planejamento. Meus companheiros e eu estávamos organizados em um grupo internacional de 15 pessoas (brasileiros, peruanos e norte-americanos), e portanto, foi fundamental o alinhamento de visão, cultura, expectativas e interesses. Definir objetivos e metas claras, criar um plano de ação, organizar cronograma, ter informações, traçar previsões e executar checklist foram tarefas essenciais e absolutamente necessárias para o sucesso de nossa expedição. Imagine preparar uma mochila contendo apenas 2 mudas de roupa e o básico (leia-se pouco peso) para vários dias de caminhada. Imagine também que você estará dormindo entre montantes e vales, onde o banho diário é um luxo e lenços umedecidos são literalmente amigos íntimos. Interessante, não é mesmo? Pois é, masterizar o simples é poderoso.
Lição 2 - Disciplina e Consistência
Como o planejamento da expedição foi realizado meses antes, logo nos primeiros dias a segunda lição ganhou vida: disciplina e consistência são atributos chave para habilitar uma liderança ao acesso de resultados extraordinários. Caminhamos longas distâncias por trilhas e santuários, passamos horas e horas expostos a condições climáticas variadas, e testamos nossa capacidade de seguir comprometidos com o que havia sido planejado. Realizar a façanha de subir a Montanha Salkantay, por exemplo, uma montanha nevada a 4.600 metros de altitude, exigiu muito preparo físico e mental. Todo o nosso grupo completou as 13 horas de caminhada previstas naquele dia, superando o cansaço físico e desbloqueando crenças limitantes. Lideranças positivas adotam a disciplina e a consistência como estilo de vida.
Lição 3 - Adaptabilidade e resposta rápida às mudanças
Enquanto nossa expedição avançava, a terceira lição surgiu em contexto muito particular. Em regiões de altitude, como Humantay, em que a altitude varia entre 4.000 e 5.000 metros de altitude, o ar é mais rarefeito e para conseguir levar oxigênio para o cérebro, nossos vasos sanguíneos se dilatam, podendo provocar dor de cabeça, náuseas, tontura e o raciocínio fica mais lento. Como consequência, passamos a caminhar lentamente procurando adaptar nosso corpo e as funções vitais ao ambiente. A adaptabilidade e a resposta rápida às mudanças não apenas nos permitiu superar as condições hostis da altitude, mas também nos impulsionou a perseverar e prosperar em direção ao alto das montanhas. Em minha jornada de liderança aprendi que a adaptabilidade e a capacidade de responder rapidamente às mudanças são verdadeiros alicerces para alcançar resultados extraordinários. Lembre-se: se o contexto muda, as alternativas e escolhas mudam também.
Lição 4 - Inteligência Emocional
Como já mencionei, minha jornada sabática pelas montanhas peruanas foi mais do que uma simples aventura. Lembro muito bem que eu estava em um trem voltando de Machu Picchu a caminho de Cusco quando refletia sobre a quarta lição: líderes que desenvolvem a inteligência emocional promovem melhores resultados. Um líder precisa de inteligência emocional para lidar com as oscilações de performance de seus liderados, suas emoções, comportamentos e características. Nessa expedição, nosso grupo era formado por pessoas de 4 gerações diferentes (baby boomers, X, Y e Z), oriundas de 3 nacionalidades diferentes, com condições físicas variadas, e experiências em trekking distintas. Essa realidade exigiu manter a mente aberta para nos conectar e encorajar mutuamente ao longo de toda jornada. Líderes que desenvolvem a inteligência emocional conduzem equipes a permanecer mais tempo em picos de excelência, menos tempo nos vales da morte e ainda, trabalham para ter mais picos do que vales no futuro.
Lição 5 - Reconhecimento e Gratidão
A quinta lição surgiu quando no último dia de nossa expedição alcançamos a “jóia da coroa” Machu Picchu. Era madrugada e ainda estava escuro quando comecei a subir a Trilha Inca. Na medida em que a subida da trilha se tornava cada vez mais desafiadora, percebi que toda a jornada havia sido também uma expedição interior tão linda quanto o que meus olhos estavam vendo ao amanhecer no momento em que firmei meus pés no alto da montanha. No meu coração, muitas outras pessoas queridas me ajudaram a chegar lá e de certo modo, sei que elas estavam comigo. Expressar gratidão e reconhecer o papel das pessoas que estão ao seu lado estabelece uma relação de apreciação, de cuidado mútuo, de inspiração, e de ganha-ganha quando se busca resultados extraordinários. Vivenciar e contemplar o Vale Sagrado dos Incas e a “Cidade Perdida” de Machu Picchu simbolizou uma recompensa pelo nosso esforço e resiliência e proporcionou momentos de celebração, abraços e de reconhecimento pela contribuição de cada um. A gratidão e o reconhecimento são combustíveis poderosos na liderança.
Um convite para você
Passar por uma jornada sabática e se reconectar com seu propósito é uma experiência transformadora capaz de ensinar valiosas lições e insights para todas as pessoas que ocupam posições de liderança ou que estão se preparando para chegar lá. Espero ter alcançado esse objetivo. De agora em diante essa experiência em Machu Picchu, aqui resumida em pouco parágrafos, deixou de ser apenas minha e ela passa a ser sua também.
As 5 lições apresentadas: Planejamento, Disciplina e Consistência, Adaptabilidade e respostas rápidas às mudanças, Inteligência Emocional, Reconhecimento e Gratidão são, na prática, comportamentos e atitudes que conduzem o líder a resultados extraordinários em todas as áreas da vida. Fica o meu convite para que você, da próxima vez que enfrentar desafios em sua jornada, revise as ideias contidas neste artigo e se lembre de como uma jornada pelas montanhas pode levá-lo a enxergar além do que seus olhos podem alcançar.
---------------
Marcos Custódio, Mentor Executivo, Consultor de Empresas e Palestrante com atuação nas áreas de Estratégia, Gestão e Liderança.
Prepara executivos, gestores e empreendedores a alcançarem resultados extraordinários sem abrir mão dos seus propósitos.
© 2024 Marcos Custódio. CNPJ 36.099.328/0001-54 - Todos os direitos reservados.
CONTATO


mentoriacomcustodio@gmail.com
Av. República Argentina, 183
Água Verde - CEP 80240-010
Curitiba - PR



